Cabo Verde Business Club - La semaine du Cap Vert à Paris

Tous les thèmes
Semaine Cap Vert à Paris
Revue de Presse
Hommage à Cesaria
Casa Cabo Verde
Evènements
Economie
Cap-vert
Bons plans
Archives



Orgao de informaçao semanal do Instituto das Communidades

ASSOCIAÇÃO CABO-VERDIANA DO BRASIL PROMOVE SEMANA CULTURAL EM S. PAULO

 

Numa co-realização do Instituto das Comunidades e do Consulado Geral de Cabo Verde, a Associação Cabo-verdiana do Brasil e a Prefeitura Municipal de Santo André, promovem, de 3 a 9 de Novembro, a Semana Cultural Cabo-verdiana em São Paulo, durante a qual serão apresentados e discutidos alguns aspectos culturais do arquipélago e a sua interligação com a cultura brasileira.

De acordo com a programação, uma ampla e diversificada oferta marca a semana cultural de Cabo Verde, um evento que acontece no âmbito das comemorações do trigésimo aniversá-rio da Associação Cabo-verdiana.

Das artes plásticas à música, da dança à literatura e do artesanato ao debate poético, de tudo um pouco se tece a programação da semana cultural, que tem objectivo reforçar a fraternidade entre os dois países.

A semana arranca no dia 3 de Novem-bro, na Casa do Olhar, às 19:00 horas, com um cocktail para convidados, artistas e autoridades locais e de Cabo Verde, seguida de uma visita guiada à Casa da Palavra, para a abertura da Exposição Literária.

 

COM O APOIO DO IC 21 ESTU-DANTES DESCENDENTES DE CA-BO-VERDIANOS EM S. TOMÉ E PRINCIPE FREQUENTAM CURSOS SUPERIORES E MÉDIOS EM CABO VERDE

 

Cerca de 21 estudantes descendentes de cabo-verdianos oriundos de S. To-mé e Príncipe encontram-se em Cabo Verde para a frequência de estudos no ensino superior e médio, apoiados pelo Instituto das Comunidades – IC e pelo Consulado de Cabo Verde em S. Tomé e Príncipe.

Esta iniciativa que se concretiza no quadro da Campanha de Solidarieda-de para o Apadrinhamento dos Estu-dantes Descendentes de Cabo-verdia-nos em S. Tomé e Príncipe no Sistema Educativo Cabo-verdiano, implemen-tado pelo IC e o Consulado de CV em STP, conta ainda com parcerias para cedência de apoios, vagas, bolsas e subsídios de estudos, do Instituto das Comunidades, ICASE, MTS, Unicv (ENG, ISE, ISEC-MAR) e do Instituto Pedagógico.

Estes estudantes foram recebidos, numa visita de cortesia, na manhã do passado dia 30 de Outubro (5ª Feira), pelo Ministro dos Negócios Estran-geiros, Cooperação e Comunidades, Engº José Brito e aproveitaram a oca-sião para agradecer a abertura e sensi-bilidade das autoridades cabo-verdia-nas, na promoção de acções e medidas para a integração das comunidades ca-bo-verdianas em África, com relevân-cia na aposta na educação e sucesso familiar. Antes foram recebidos pelo Presidente da República.

 

IC APRESENTA NA PRAIA O PROJECTO “DIAS DE CABO VERDE”

 

O Instituto das Comunidades realizou no passado dia 15 de Outubro, na sala de con-ferências do Palácio das Comunidades -MMECC a sessão de apresentação do Pro-jecto “DIAS de Cabo Verde” - (Diáspora para o Desenvolvimento de Cabo Verde)

O Projecto “DIAS de Cabo Verde” é promovido pelo Instituto das Comuni-dades (IC) tendo como parceiro imple-mentador a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O projecto é finan-ciado pela Comissão Europeia (Programa AENEAS) e pelo IPAD, Instituto Portu-guês de Apoio ao Desenvolvimento.

Este projecto visa a identificação das ne-cessidades em termos de quadros profis-sionais em sectores chave para o desen-volvimento em Cabo Verde, na mobili-zação de competências específicas na diás-pora (para missões de formação de curta duração), na criação de uma base de dados com competências profissionais e na realização de missões de contacto para o sector privado.

 

 

INSTITUTO DAS COMUNIDADES- IC E OIM ORGANIZARAM NA PRAIA UMA VIDEO-CONFERÊNCIA SOB O LEMA “DIÁLOGO ENTRE DIÁSPO-RA CABO-VERDIANA E CABO -VERDE

 

No quadro das parcerias na execução de projectos que beneficiam as comu-nidades cabo-verdianas na diáspora, a OIM – Organização Internacional para as Migrações e o Instituto das Comu-nidades – IC, organizaram no passado dia 22 de Outubro, 4ª Feira, nas Instalações do Projecto “Dias de Cabo Verde” na Fazenda - Praia, uma vídeo-conferência sobre o Lema: “Diálogo entre Diáspora Cabo-verdiana e Cabo Verde”.

A sessão dinamizada pela Directora-Geral Adjunta da OIM, Senhora Ndioro Ndiaye contou, em Portugal, com a presença do Embaixador de Cabo Verde Dr. Arnaldo Andrade Ramos, o Encarregado de Negócios a.i. da Missão Permanente de Cabo Verde junto das Organizações Interna-cionais em Genebra, Dr. Alcides Bar-ros, a representante da União Europeia em Portugal, Drª Margarida Marques, o Presidente do Instituto das Comu-nidades, Engº Álvaro Apolo, o Presi-dente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) Prof. Ma-nuel Correia, em Cabo Verde e representantes de organizações da Diáspora Cabo-verdiana em Portugal.

A apresentação do formato desta vídeo – conferência, cuja cerimónia, em Cabo Verde, foi presidida pelo Minis-tro dos Negócios Estrangeiros, Co-operação e Comunidade, Engº. José Brito, ligou as instalações do Projecto “Dias de Cabo Verde” na Praia, a Representação da União Europeia em Lisboa - Portugal e a Sede Central da OIM  em Genebra.

Esta vídeo-conferência foi uma oca- sião importante para uma discussão alargada que possibilite explorar opor-tunidades e dificuldades ligadas à contribuição da comunidade cabo-verdiana para o desenvolvimento e a capacitação de Cabo Verde. Particular atenção foi dada ao potencial da diáspora para o desenvolvimento do sector privado e às possibilidades de investimento em Cabo Verde.

 

FRANÇA : BUSNESS CLUB DE PARIS CRIA CENTRO DE ACO-LHIMENTO E INTEGRAÇÃO DA DIÁSPORA EM FRANÇA

 

A Busness Club de Paris, uma ONG cabo-verdiana formada por quadros franco-cabo-verdianos e franceses, vai criar brevemente em França e em Cabo Verde - Praia, um “Centro de Acolhimento e de Integração da Diás-pora”.

Este Centro terá como objectivo, favorecer o aparecimento de pequenos projectos de investimentos que contribuam para o desenvolvimento de Cabo Verde; estimular e mobilizar as remessas dos emigrantes para inves-timentos no nosso país e apoiar e facilitar todas as informações que possibilitem a realização das opera-ções financeiras em Cabo Verde.

A decisão de criar este centro em Paris tem a ver com a forte concentração da comunidade cabo-verdiana e de uma maior mobilidade de pessoas para Cabo Verde, enquanto que a escolha da Cidade da Praia é pelo facto de ser o centro económico do país com maior número de habitantes.

 

HOLANDA : COMUNIDADE CABO-VERDIANA VAI TER CASA DA CULTURA

 

A Casa de Cultura, na cidade de Roterdão, Holanda, será inaugurada no próximo dia 14 de Novembro. Esta é a mais nova iniciativa no seio da diáspora cabo-verdiana e representa a concreti-zação de um sonho antigo que vinha sendo alimentado pela nossa comuni-dade.

Projectada e devidamente equipada com aparelhos audiovisuais e condições logísticas para acolher manifestações culturais, reuniões, exposições, entre outras actividades de interesse para a comunidade, a Casa de Cultura constitui um projecto inovador. Vai permitir a realização de um vasto conjunto de actividades que irão abranger não apenas a comunidade cabo-verdiana, mas todas as outras comunidades que vivem e trabalham em Roterdão. Um sinal de reforço da ligação dos emigrantes e seus descendentes com Cabo Verde, mas também um sinal claro dos princípios que orientam a postura pública das autoridades cabo-verdianas, na medida em que constitui uma iniciativa que visa a congregação de culturas e povos de vários cantos do Mundo presentes nessa cidade europeia.

Trata-se de uma aposta do Ministério de Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, e que contou com o envolvimento do Instituto das Comunidades e o empenho profundo do Consulado de Cabo Verde em Roterdão

 



CASA CABO VERDE


8 Rue Beaugrenelle - 75015 Paris. Email : contact@capvertenfrance.com

Casa Cabo Verde



FERMETURE DU LOCAL DE LA CASA CABO VERDE


Présentation Casa Cabo Verde


Inauguration de la Casa Cabo Verde


Le centre Casa Cabo Verde


Bienvenue à La Casa Cabo Verde


Le CVBC



Présentation


Organisation


Domaines d'intervention


Nos actions


Le Cap-Vert



Histoire du Cap-vert


Synthèse chronologique de l'histoire du Cap Vert


Géographie


Politique


Economie


Les capverdiens en France


Liens franco-capverdiens


Coopération France Cap-Vert : des relations partenariales


Hymne national


Semaine du Cap-Vert



Présentation


Edition 2007


La prochaine édition ...


Article paru dans Afrik.com


Programme de solidarité



Solidarité avec les enfants du Cap-Vert


"Ensemble, nous djunta mô"


Concert à La Cigale


De nombreux artistes nous soutiennent !


Objectifs du Programme


Les porteurs du projet


Nos partenaires


Les associations capverdiennes de France s’unissent


Bilan


Actus/agenda



Economie


Cap-vert


Bons plans


Casa Cabo Verde


Evènements


Semaine Cap Vert à Paris


Hommage à Cesaria


Revue de Presse


Archives


Infos utiles



Liens utiles


Partenaires



Nos partenaires


Contacts



Contactez-nous



Les experts de la diaspora -

Flux RSS/ATOM :

Archives -

Semaine du Cap Vert à Paris -

Actualités CAP VERT -

Casa Cabo Verde -

Cabo Verde Business Club